Entenda como funciona o mapa de insolação no Brasil
Estrutura Energia Solar • 20 de dezembro de 2022
Sabe-se que a energia solar é o presente e o futuro de diversos países, principalmente do Brasil. As oportunidades que o setor oferece e os benefícios ganhos ao investir na energia solar, fazem com que cada vez mais, novos brasileiros entendam a força e as vantagens de uma energia limpa, inesgotável e econômica.
Com funcionamento através dos raios solares, a partir da transformação da incidência do sol em energia elétrica por um sistema fotovoltaico, essa fonte só precisa de um elemento principal para gerar eletricidade para a casa de milhões de pessoas: o sol. E isso, o nosso país tem de sobra, graças ao bioma tropical.
Entretanto, certamente você já reparou que algumas localizações do nosso país, recebem maior incidência do sol, em comparação a outras. E é sobre isso que iremos falar hoje.
Afinal, o mapa de insolação é o responsável por mostrar quais são as regiões com maior potencial para receber esses raios solares e que, consequentemente, são considerados os locais com maior capacidade geradora de energia solar.
Sobre o mapa de insolação
Responsável por armazenar as principais informações solares do Brasil, o Atlas Brasileiro de Energia Solar é um documento que contém todas as informações que envolvem o sol no Brasil, criado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
O livro conta com conceitos básicos e sua definição até a metodologia, potencial solar e mapa de irradiação, por arquivos, tabelas, imagens, gráficos e diversos recursos verbais e não verbais. O material está organizado por estados e municípios e nele é possível ter acesso aos níveis de irradiação mensais para todas as 5.570 cidades do Brasil.
Ou seja, a partir desse estudo é possível perceber quais as localizações que mais recebem a incidência solar. De acordo com o documento, todo o país recebe mais de três mil horas de brilho do sol, permitindo uma incidência de 4.500 a 6.300 watt por metro quadrado, por dia.
Em relação às regiões que mais recebem essa insolação, em primeiro lugar está o Nordeste, depois Centro-Oeste, Sudeste, Norte e por último o Sul.
Lembrando que estudar e saber mais sobre as condições ambientais do nosso país é uma ajuda e tanto para entender qual o potencial da energia solar no território nacional. Visto que já se sabe que uma das vantagens desta fonte é a sua instalação em locais remotos e diversas localizações, por se utilizar principalmente do sol, elemento que está presente em todas as áreas.
Isso também graças ao clima tropical e bem diversificado do Brasil, que não possui grandes mudanças de temperatura nas quatro estações do ano, por estar próximo à linha do Equador e a sua incidência solar ser alta e intensa durante os 12 meses.
Quer ficar sempre informado sobre o que acontece no mundo da energia solar? Ative já as notificações das nossas redes sociais
e acompanhe o nosso site.