Como financiar seu projeto de energia solar em 2023?
Estrutura Energia Solar • 20 de dezembro de 2022
Você sabia que financiar energia solar no Brasil pode ser um processo rápido, fácil e sem grandes burocracias? Ou seja, começar o ano de 2023 realizando um financiamento para investir em uma das fontes de energia mais limpa, econômica e sustentável do mundo, pode ser um belo começo de ciclo, com escolhas inteligentes e lucrativas.
Afinal, existem inúmeras linhas de crédito para pessoas físicas, como também para empreendedores, com baixa taxa de juro e diferentes soluções para economizar na sua conta de luz, e ainda lucrar com o sistema fotovoltaico.
No texto de hoje iremos te mostrar como é possível realizar o financiamento da terceira matriz energética mais consumida no Brasil: a energia proveniente da radiação solar.
Características e benefícios dessa escolha
O financiamento é uma alternativa perfeita para quem opta por adquirir o bem que deseja e devolver o montante de forma parcelada ao o banco que emprestou o dinheiro. Por isso, a procura e pesquisa por instituições financeiras que oferecem as melhores condições e taxas de juros mais baixas é tão importante nesse processo.
Assim como no ato de financiar um carro ou imóvel, na aquisição do sistema solar é exigido condições parecidas para o seu empréstimo. Isto é, realizar uma análise de crédito, a fim de checar se o consumidor tem inadimplências no seu nome ou não, é um dos exemplos de condições necessárias durante o processo.
Entretanto, mesmo com uma taxa de juros e com as consultas necessárias, é um investimento vantajoso e fácil. Inclusive, uma das ofertas de financiamento são realizadas a partir de ações do governo com iniciativas públicas estaduais, ao criar linhas de crédito específicas para a instalação do sistema solar. Nesse processo, após uma simples análise de crédito, o consumidor pode ter acesso a até 100% dos recursos cruciais para o processo de aquisição e instalação dos equipamentos.
Facilitadores para a instalação neste novo ano
Outra informação importante é em relação aos prazos para pagamento desse financiamento solar. Conforme o perfil do beneficiário e a linha de crédito escolhida por ele, muitos chegam a pagar o sistema em 20 anos, usufruindo de anos de carência.
Ou seja, um prazo onde o pagamento se torna acessível e não se percebe, quando somado aos gastos do dia a dia.
Sem contar que você estará fazendo uma economia de até 90% na sua conta de energia durante todo esse tempo. Valor esse, que pode ser revertido e destinado para auxiliar no pagamento das parcelas ao banco. Uma solução barata, sustentável e que te levará segurança por anos.
Agora que te mostramos que essa solução traz benefício a longo e curto prazo, de forma efetiva, veja algumas instituições bancárias que podem te ajudar com o financiamento:
- Caixa Econômica Federal
- BV
- Sicoob
- Sicred
- Ailos
- Cresol
- Banco do Brasil
Para ficar por dentro de mais conteúdos e novidades sobre o mundo do solar, acesse as nossas redes sociais
e acompanhe o nosso blog no site.