Qual a diferença entre aquecimento solar e energia solar?
Estrutura Energia Solar • 20 de dezembro de 2022
Atualmente o ser humano recorre a diversos aparelhos eletrônicos, que dependem de energia elétrica, de forma rotineira, tanto em casa quanto no trabalho. E você já parou para pensar o quanto de energia demandam aparelhos como chuveiros, piscinas e outros diversos que necessitam de recarga?
Quando se coloca na ponta do lápis, é perceptível que o gasto é alto e, consequentemente, a conta também. E é pensando na economia e em inúmeros fatores positivos que a energia solar oferece, que decidir pela instalação de um sistema de captação de radiação solar e transformação em energia, é uma escolha sábia e cada dia mais procurada por milhares de pessoas.
Entretanto, como tudo que é novo surgem dúvidas, neste assunto não seria diferente. Muitas pessoas questionam se a energia solar fotovoltaica é o mesmo que aquecimento solar, visto que as duas utilizam o sol como fonte, mas possuem objetivos diferentes. Pensando nisso, no texto de hoje iremos te contar um pouco mais sobre essas distinções, acompanhe!
Como funciona o aquecimento solar?
Nesse caso, a água é aquecida através das placas solares térmicas, instaladas na maioria das vezes em telhados, que irão captar o calor do sol. Esse calor então é transferido para a água que perpassa nas tubulações e o seu armazenamento é feito em um reservatório especial térmico, nomeado como boiler, responsável por manter essa temperatura até utilizá-la.
Energia fotovoltaica
Já na energia fotovoltaica, diferente do aquecimento solar, a primeira captação da irradiação solar é transformada em energia elétrica. Ou seja, quanto maior a radiação solar, maior será a produção de eletricidade. E depois dessa transformação essa fonte pode abastecer e alimentar qualquer objeto elétrico.
Principal diferença entre as duas
Então, de forma simples, a principal distinção entre elas é a limitação da geração de energia térmica no aquecimento solar, enquanto o sistema fotovoltaico converte o que foi captado tanto em energia térmica quanto em energia elétrica.
E uma curiosidade, se a residência não foi construída para receber um sistema de aquecimento solar, é necessário que algumas obras sejam feitas para a instalação dos misturadores de água e tubulações.
Já no caso da instalação da energia solar você não terá nada de “quebradeira” ou reformas, o sistema pode ser colocado a partir de cabos, corrente contínua e alternada e eletrodutos que não exigem a necessidade de uma reforma.
Lembrando que as duas tecnologias foram criadas e servem para reduzir o impacto ecológico e aproveitar uma fonte limpa, inesgotável e abundante, como a solar, por meio de painéis de captação de luz e calor. A energia fotovoltaica é uma solução mais completa, mas cada opção deve ser estudada e entendida, para atender as expectativas do consumidor, a partir do investimento que será feito.
Ficou curioso para mais assuntos como esse? Fale com nossos especialistas
e nos siga nas redes sociais.